Marketing Digital Para Clinicas Dentárias – Guia 2015

Nos dias que correm, a tecnologia e o marketing online estão a evoluir a uma velocidade tão grande que se torna difícil compreender todo o potencial, possibilidades e opções de marketing online. Dá a sensação de que todos os dias aparece uma nova abordagem. Quando finalmente dominados a nossa própria página no Facebook, agora está na hora de começar a do Twitter, Instagram, e porque não um blog?!

Como pode uma clinica dentária sobressair de entre a concorrência usando a tecnologia e os recursos online?

Grande parte do recém-inventado marketing online, é na verdade, ineficaz para clínicas dentárias, no sentido de trazer novos pacientes. E enquanto não surgem novas técnincas que efetivamente tragam resultados, o foco para as clínicas dentárias deve recair sobre os métodos que existem, e que estão comprovados e testados.

Aqui ficam as noções básicas de marketing online para dentistas, que têm funcionado para muitos dentistas lisboa e que funcionarão também para muitos dentistas porto, ou de qualquer outra localização. Vamos começar com duas das áreas que mais têm crescido e mais importantes, as avaliações dos pacientes e a presença em diretórios web.

Feedback dos Pacientes
Facto: 79% dos consumidores afirmam que confiam tanto nas opiniões deixadas online, como nas recomendações pessoais. Estas recomendações são ótimas para ganhar a confiança de novos pacientes. A reputação online resume-se ao que os pacientes lêem enquanto pesquisam na web.

presença em diretórios web
Se quiser que os seus potenciais pacientes encontrem a sua Clínica online, estar listado em diretórios online é uma maneira poderosa de o ajudar, pelo que vai também aumentar a sua autenticidade. É também uma boa maneira de aumentar a autoridade de domínio do seu site, porque as listagens de diretório vão aumentar o número de backlinks para o seu site e este vai surgir mais bem colocado nos resultados de buscas online, colocação essa que pode também trazer-lhe mais pacientes. É realmente um grande sistema que irá reforçar a sua campanha de marketing global.

Tal como acontece com todas estratégias de otimização para motores de busca (SEO), é importante certificarmo-nos de que adicionamos o website apenas em diretórios relevantes e de qualidade caso contrário, estes links podem ter um efeito adverso.

Ter um website
Todos os dentistas, sabem (ou deviam saber) que um site é uma ferramenta de marketing por excelência. Três razões pelas quais é obrigatório ter um:

Hoje em dia muitos pacientes precisam de ver o website de uma clínica antes de decidir fazer a marcaçã.
Se bem otimizado, vai ser encontrado por potenciais novos pacientes
É preciso investir num site profissional que deve ser otimizado para que apareça nos principais motores de busca como o Google e Sapo. Deve conter informações relevantes, como o tratamento de qualidade, a experiência dos médicos dentistas, etc.

Tenha em mente: É obrigatório ter disponível no website todas as informações de que um paciente precisa para tomar uma decisão como sejam a localização da clínica, horários, serviços prestados etc.

Otimização para Motores de Busca
Depois de ter um website criado, precisa de contratar uma empresa de marketing digital, com o objetivo de otimizar o seu site para motores de busca, e dessa forma conseguir mais tráfego e consequentemente, mais clientes.
Para uma explicação sobre SEO, consulte o vídeo abaixo (em inglês):

Marketing nos Social Media
Através dos media sociais é possível atrair o muitos potenciais pacientes. É possível criar e postar conteúdo relevante que pode ser compartilhado por um grande número de pessoas. Para além do seu enorme impacto, o marketing nos social media é também ele gratuito e permite chegar a muita gente. Embora existam muitas plataformas, o recomendado é que se comece com o Facebook e o Twitter.