Plano de comunicação de marketing para Arquitectos

 

Plano de Marketing para ArquitectosNa semana que passou, tive de explicar a um novo cliente, o que é um plano de marketing e porque é que é fundamental para qualquer empresa (neste caso, um atelier de arquitectos lisboa) que queira obter mais clientes:

Este plano fará com que que chegue mais fácil e rapidamente ao resultado desejado. Sem um plano deste tipo, é provável que se torne em mais um arquiteto no meio de tantos outros profissionais. O plano de marketing é uma forma de direcionar a carreira para o sucesso, dando visibilidade e fazendo com que mais clientes queiram trabalhar consigo.

Definição de plano de marketing

É mais simples do que a grande parte das pessoas imaginam, um plano de marketing é um planeamento das suas ações para conseguir os objetivos pretendidos. Esses objetivos podem ser vários, como elevar o número de clientes, ganhar mais visibilidade, etc.

O plano de marketing tem um papel fundamental para conseguir esses objetivos, porque considera ondes estamos agora, onde queremos chegar e quais os percursos que devemos fazer. Também analisa o mercado, estudando as suas principais dificuldades e benefícios, de forma a anctecipar os mais diversos cenários.

Uma definição de plano de marketing mais resumida seria: um planeamento estratégico para aumentar a competitividade e visibilidade no mercado de forma a alcançar os objetivos.

Plano de Marketing 4Ps

Como já foi falado, o plano de marketing é fundamental para transfigurar o sucesso de qualquer atelier de arquitectos. Com ele analisa-se a atual posição no mercado e traçam-se novas estratégias de forma a atingir os objetivos. Mas, para desenhar novas estratégias, é preciso primeiro conhecer os 4Ps do marketing:

Preço – Fazer orçamentos é um trabalho difícil para a maioria. De uma forma mais descomplicada, este deve cobrir os custos, permitir alcançar os objetivos e estimular novos projetos. Mas lembre-se sempre não se deve cobrar preços demasiado baratos.

Praça – A praça é onde se vão vender os serviços. Será online, no escritório? Qualquer arquitecto tem as suas estratégias de venda e estas têm um papel a desempenhar na preparação do plano de marketing.

Produto – O produto é o que vendemos. Muitos arquitetos vendem projetos, plantas, maquetes, etc. O que é que podemos oferecer ao cliente que seja diferenciador?

Promoção – Como é que o seu produto é disponibilizado aos seus clientes? Quais serão as estratégias promocionais que o farão chegar a mais pessoas? É necessário pensar em estratégias de promoção que estejam em conformidade com os outros três Ps.

Estabelecer os 4Ps é um dos passos mais importantes passos para desenhar o plano de marketing como arquiteto.

Plano de comunicação de marketing para Arquitectos

Existem várias maneiras de criar um plano de marketing com estratégias de comunicação eficazes e muitas delas tem pontos em comum. O primeiro de todos, é estabelecer quem é o público-alvo e o nicho de mercado.

Arquitetura é um mercado e não um nicho. É por isso necessário escolher uma pequena parte deste mercado, onde se vai então aplicar a maior parte dos esforços.

Depois desta escolha, o passo seguinte é analisar o público-alvo. Ter a certeza que existe mercado para comprar os serviços, o que esperam desses serviços de arquitetura, qual o tipo de serviços que mais precisam, quais os maiores problemas. No fundo, o máximo de informação que seja possível extrair.

Tudo isto será decisivo na hora em que for definir os 4Ps do marketing em seus planos. O preço, praça, produto e promoção devem estar alinhados com o público-alvo.